Cumprem os Diretórios Acadêmicos a finalidade de:
1. Organizar atividades direcionadas para a melhoria da qualidade do ensino superior - por meio da realização de discussões, debates, convenções;
2. Realizar confraternizações - por meio de calouradas, integrações da comunidade acadêmica com outros cursos e instituições;
3. Elaborar e implementar projetos acadêmicos - por meio da realização de convênios, formulação da Carteira de Identidade Estudantil.
Ainda, é canal direto e permanente de comunicação entre discentes e instituição, podendo sempre ser acionado para representar a coletividade de alunos e os interesses da comunidade acadêmica.
Por meio de uma relação horizontalizada, o DA busca estabelecer compromisso com os acadêmicos do curso, vez que é composto pelos próprios estudantes.
As melhorias pretendidas devem ser buscadas da maneira mais democrática e aberta possível, para que todos possam participar.
Para tanto, é necessário que todos os alunos se unam em prol de um mesmo ideal, possuindo como objetivo master a luta para garantir a efetivação dos direitos estudantis, uma classe mais unida, forte e independente.
Aos 18 anos, consegue provar a ilegalidade de sua condição de escravo, uma vez que era filho de mãe livre, conquistando sua liberdade.
Entre os 18 e 24 anos, ingressa a Força Pública da Província. Após sua baixa na força policial, e sendo autodidata, adquire conhecimentos jurídicos suficientes para conseguir a libertação de mais de 500 negros.
Poeta, autodidata, jornalista e rábula, ganhou o título de “advogado dos escravos” por ter sido um dos mais combativos abolicionistas de nossa história.
O que é o Diretório Acadêmico?
Formado pela fusão das chapas Luís Gama e Todas as Vozes, o Diretório Acadêmico de Direito: Luís Gama, foi eleito em 15 de maio de 2017 para a representação estudantil entre os anos de 2017/2019.
Considerando a atual conjuntura do Curso de Direito da Faculdade Guanambi (CESG – FG) em relação à representatividade estudantil, alunos de diversos semestres, com ideais e interesses mútuos, uniram-se para elaborar e compor o Diretório Acadêmico de Direito.

O Diretório Acadêmico (DA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso perante a instituição de ensino.

Negro, nascido em 1830 na Bahia, foi escravizado aos 10 anos de idade ao ser vendido pelo seu próprio pai, jogador compulsivo, como escravo para quitar dívidas de jogo.
Aos 17 anos de idade, foi alfabetizado.
O Coletivo O Estopim declarou seu apoio à Chapa Luís Gama.
Por identificar em nosso grupo ideários de justiça, igualdade e representatividade, tal apoio é muito importante para lutarmos juntos por uma instituição melhor, que atenda as reais necessidades dos alunos da Faculdade Guanambi.

A Chapa Luís Gama recebe apoio do Mestre em Filosofia pela UNESP, professor em Filosofia pelo IF Baiano e militante político, Daniel Reis Lima Mendes.
Em sua fala ele destaca acerca da postura democrática da Chapa e ainda menciona a importância de levar essas discussões ao âmbito acadêmico.
Ficamos lisonjeados pelo seu apoio e reconhecimento, só nos inspira ainda mais, e prova que estamos no caminho certo.